| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Caixa de Pandora
Desde: 25/10/2004      Publicadas: 28      Atualização: 22/11/2004

Capa |  Café com letras  |  Está rolando...  |  Multimídia  |  Pão com manteiga  |  Sobre o Caixa de Pandora


 Café com letras
  18/11/2004
  0 comentário(s)


Comunicação através dos quadrinhos
Quadrinhos
A arte de contar histórias através de sequencia de imagens
Comunicação através dos quadrinhosAs Histórias em Quadrinhos são uma das formas mais populares de arte do mundo. Eles encantam porque na construção de sua narrativa, há uma harmonia entre os elementos descritivos (imagens, cenas e personagens) e narativos (legenda ou falas dentro de balões). Esse modelo de comunicação de massa, conquistou, em todo planeta, pessoas de todas as idades. Para falar um pouco sobre quadrinhos, a Caixa de Pandora conversou com o Fundador da Associação HQ, Amaury de Paula.


Caixa de Pandora: Qual é a função das histórias em quadrinhos?
Amaury: A história em quadrinhos é uma linguagem de comunicação visual que tem a função de comunicar idéias de forma rápida. Para exteriorizar essas idéias os recursos utilizados são a imagem e texto. Hoje os quadrinhos são muito utilizadas como recursos didáticos, pois já foi comprovado que a criança que lê quadrinhos tem uma capacidade de aprendizado 30% maior.

Pandora: Que público as histórias em quadrinhos atinge?
Amaury: O público de quadrinhos é bem amplo, mas a grande maioria é composto por jovens, em particular os da literatura inicial.

Pandora: Que elementos do diálogo os quadrinhos utilizam?
Amaury: As histórias em quadrinhos são formadas pelo casamento do texto com a imagem que proporciona uma maior capacidade de informação ao leitor. A principal característica dos são os balões. Cada modelo representa o sentimento do personagem naquele momento. Através do movimento das imagens realiza a contenção de pensamentos, idéias, ações ou lugar.

Pandora: Os mangas, histórias em quadrinhos japonesas, virou mania nacional. Por que eles têm atraído tanto a atenção dos leitores de quadrinhos?
Amaury: Os mangas conquistaram o público brasileiro, o resto do mundo também, por possuir uma narrativa totalmente visual e proporciona uma leitura rápida e dinâmica. Geralmente, os traços usados nos mangás são limpos (poucos detalhes) e estilizados, ou seja, os olhos são grandes, redondos e expressam muita emoção; possuem queixos e narizes pequenos; cabelos espetados e rosto desproporcional ao tamanho do corpo.

Pandora: Por que, nos quadrinhos, as mulheres são tão sensuais?
Amaury: Elas não são tão sensuais comparando-se ao cinema e a televisão. Outro motivo é porque hoje em dia, a sensualidade está presente na vida em geral e, além do mais, a maioria do público é masculina.

Pandora: Qualquer pessoa mesmo que não saiba desenhar tem condição de fazer histórias em quadrinhos?
Amaury: Sim, e em qualquer idade, porque a pessoa define seu estilo até o início da adolescência e se ele pára de fazer desenhos, continua daquela forma até o fim da vida. Mas quando a pessoa volta a desenhar ele retoma do ponto onde parou e aperfeiçoa seus traços.

______
Você gosta de histórias em quadrinhos? O que você acha de poder criar e montar sua própria história. Para que você possa virar um quadrinista de primeira acesse os sites abaixo e descubra como:

historiaemquadrinhos







Capa |  Café com letras  |  Está rolando...  |  Multimídia  |  Pão com manteiga  |  Sobre o Caixa de Pandora
Busca em

  
28 Notícias